Chat do Blog

PARA ENTRAR NA SALA É SÓ CLICAR EM GUEST, LOGO ABAIXO: PARA ENTRAR NA SALA É SÓ CLICAR EM GUEST, LOGO ACIMA:

PROCURANDO EMPREGO! ENCONTRE AGORA!!!!!!



quarta-feira, 20 de maio de 2009

Monitorias para os cursos de Direito

Minhas impressões e uma proposta.


Algumas faculdades de Direito pouco tem se preocupado com o Exame da Ordem, requisito para o exercício da advocacia. Acredita-se, dentre outras, que isto deve-se a grade curricular preparada muito mais em formar o bacharel do que o profissional, bem como as "facilidades" que existem na faculdades, principalmente nas particulares.


No curso de Direito, também há pouco direcionamento para o Exame da Ordem. Particularmente, observo que existe até certa preocupação com a 2ª fase em detrimento da 1ª. Contudo, devemos nos pautar pelos bons exemplos, assim a UFBA, UNIFAS e UNEB no 3º período começa a direcionar os alunos tanto para 1ª fase como para 2ª. Há resoluções de questões, além de simulados, atividade complementar para resolução das provas da 2ª fase, bem como monitoria. Daí os altos índices de aprovação.


No aspecto da monitoria, é que funda uma singela idéia. Fizemos o curso de direito administrativo 2ª fase, juspodivm, com o prof José Aras. Nesse curso, podemos refletir e verificar que durante o curso de direito não experimentamos nada parecido, visto que, o direcionamento é totalmente voltado para o Exame e a quantidade de dicas, muitíssimas importantes, para obter êxito na 2ª fase são essenciais, principalmente, haja vista, o tempo de 5h do Exame ser precioso.


Nesse curso de Direito Administrativo, é conduzido de modo que ao logo do curso o aluno possa verificar de plano a peça cabível. Como também, são analisadas as características de cada inicial, recurso, defesa administrativa e parecer. Ainda, segue-se um roteiro lógico de “modelos” para fixação, sempre observando os requisitos necessários em lei. Em suma, poderia dizer que não se inventa a roda, mas é mostrado que tudo se encontra simplesmente nas leis que as regem, o que para elaboração da peça a torna muito simples.


Diante o exposto, pesando na melhoria contínua dos cursos de direito (aqui também o do IBES e FACSAL) é que para tentar transmitir os conhecimentos adquiridos, tanto nesse curso quanto o acumulado durante nossa formação acadêmica, sugerimos a criação das Monitorias de Direito voltado para o exame de ordem, prestada de forma voluntária. Aqui me incluo em Direito Administrativo. Ademais, cabe sempre lembrar, que os altos índices de aprovação no Exame por outras faculdades, devem-se também, a obrigatoriedade dos alunos em participar das disciplinas direcionadas para o Exame de Ordem como atividade complementar.


Cabe ressaltar, que nossa intenção é agregar melhorias ao curso de direito, com o fim de aprimorar o desempenho dos alunos quando do primeiro desafio profissional que é a prova do Exame de Ordem.

Assim, nos colocamos a disposição para explanar o assunto. Aos interessados, favor entrar em contato para levarmos o projeto até a coordenação de curso.


Atenciosamente,

Edmundo Andrade

Um comentário:

  1. Professor,

    Parabens pelo seu belissimo trabalho, muito util e esclarecedor para todos nós que estamos na luta para obtenção dos pontos necessários para participar da 2ª fase.
    Estou muito confiante nas descobertas de questões poderão ser anuladas.
    Como posso contribuir na impetração de recursos?
    É possivel que todas essas questões sejam objeto de recursos?
    atenciosamente
    Edna Nunes
    emarianunes@yahoo.com.br

    ResponderExcluir